Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

Os Sistemas de Crenças de Cada Um de Nós

Desenvolvimento Humano“Não se põe vinho NOVO em odres VELHOS”. Senhor Jesus Cristo

O maioral dos Mestres ensinou que as pessoas que estão crescendo são sempre capazes de mudar sua maneira de pensar à respeito das coisas. Pessoas que estão querendo se desenvolver precisam de espaços novos em sua mente para assimilar idéias novas.

Assim, a medida que estas pessoas vão crescendo e se desenvolvendo, convicções antigas, conceitos velhos, vão sendo destruídos e deixam de funcionar para elas, da mesma maneira que os odres velhos não podem conter o vinho novo e se rompem, pois o vinho novo precisa de espaço para se expandir. Assim são os que estão a procura do Crescimento e Desenvolvimento Humano.

As convicções e conceitos nas mentes de cada um de nós é o que chamamos de SISTEMA DE CRENÇAS. E cada um tem o seu. Não importa onde nascemos, na sociedade que crescemos, na cidade mais longínqua ou no centro mais urbano. Todos temos nossos Sistemas de Crenças. E a medida que a pessoa vai crescendo ela vai acumulando mais crenças e conceitos a respeito de uma série de coisas em sua vida e do mundo que a cerca. Essas crenças agem automaticamente nas pessoas influenciando suas decisões e escolhas no dia a dia; na maioria das vezes sem que percebamos pois elas são inconscientes. Nos tornamos portanto Reféns de nossas crenças e conceitos.

Crenças Limitantes

Uma criança que foi criada por pais inseguros, medrosos, divorciados, irritados, infelizes, murmuradores e tantas outras coisas negativas, tende a criar um sistema de crenças muito LIMITANTE de seu POTENCIAL, e leva uma vida muito aquém da que foi comprada para ela no Calvário. Ela vive uma vida Medíocre sem mesmo saber que tem uma vida FENOMENAL a espera dela; E isso faz um mal para as pessoas pois os anos vão se passando e ela não entende o que tem perdido, até quando chegar a velhice e perceber que poderia ter vivido diferentemente.

João, uma pessoa calada, sem muito questionamento, fica sempre quieta, não puxa assunto, não dá ideias, não comenta, apenas responde quando perguntado, se diz tímido, calado, e assegura que ele é assim mesmo. Foi sempre assim. Pesquisando sobre sua vida, chegou a conclusão de quando era criança seu pai trabalhava muito no escritório e para ele ter um pouquinho do pai, ele entrava no seu escritório e ficava lá. Mas tinha que ficar calado para não atrapalhar o Pai. Ficava horas lá brincando em silêncio, olhando para o ocupado pai. Ele tinha medo de fazer qualquer barulho e por causa disso ser rejeitado pelo Pai e ser mandado embora das sala. Para não ser rejeitado é melhor ficar em silêncio. Assim ele criou um sistema de crenças que para ser aceito por quem ama, ele não pode atrapalhar a pessoa, ele não pode ser um incômodo. Desta maneira, ele se tornou um adulto calado, sem opinião, sem comentários, que só responde quando perguntado. Viu que prisão emocional?

Como uma pessoa assim responderá no Trabalho? E no casamento? e na sociedade? Os sistemas de crenças LIMITANTES foram aprendidos na infância. Aliás, CIENTIFICAMENTE falando todos os sistemas de Crenças básicos são formados até a idade de 12 anos, depois disso alguns outros são agregados.

O que isso tem a ver conosco? Isso tem a ver com nossas atitudes hoje como adultos. Nossas reações, escolhas e decisões da vida adulta são influenciadas INCONSCIENTEMENTE pelas crenças que as pessoas adquiriram até os 12 anos de idade. Isso é algo muito LIMITADOR nos relacionamentos.

Crenças Fortalecedoras

Existem crenças que foram boas na infância? Claro que sim. Essas são chamadas de crenças FORTALECEDORAS. Crianças que tiveram Pais carinhosos, compreensivos, presentes, atenciosos, que ensinaram conceitos e valores da vida de forma racional, cristã e de boa moral. Isso é muito bom. Mas infelizmente mesmo nesses ambientes, sempre algumas crenças LIMITANTES também entraram, pois cada família é composta de 2 adultos (marido e mulher) que foram criados em ambientes diferentes, famílias com crenças diferentes, talvez cidades diferentes, culturas diferentes e muita informação da própria sociedade em que vivem. Por isso as crenças LIMITANTES também entram nessas crianças.

Veja bem uma boa família, que ama seus filhos, diz a eles: “Cuidado com gente que você não conhece. Não vá com estranhos”. Pronto. Uma crença boa, protetora. Mas a criança cresce e sempre dentro dela quando conhece alguém que não é do seu meio, ela fica dividida. Uma parte de seu cérebro querendo a aventura de conhecer alguém novo, desafiador, e uma outra parte querendo que não se envolva, essa pessoa pode ser perigosa, etc. Viu o conflito de uma boa crença?
Jesus sabia o que queria. Ele queria levar as pessoas a terem um excelente relacionamento com o Pai. Por isso ele ensinava por parábolas, pois para isso acontecer as pessoas teriam que pensar. E pensar leva a refletir nas crenças limitantes; Ele sabia que as pessoas sempre ficam presas em suas crenças e sua formas antigas de pensar. Mas Ele estava disposto a colocar vinho novo em cada um de nós.

Crescimento e Desenvolvimento Humano Planejado por Deus

O Crescimento e Desenvolvimento Humano é assim, como um vinho novo; quando ele entra dentro de nós, precisamos abrir espaço para que ele se dilate. Jesus sabia que crenças antigas e limitantes precisam ser trocadas por crenças novas e fortalecedoras se quisermos realmente CRESCER. O Crescimento e Desenvolvimento humano é planejado por DEUS em nossas vidas e eles vêm chegando até nós no momento adequado, para que não sintamos medo dele e tenhamos que fugir.

A boa notícia para cada um de meus amigos é que como o sistema de crenças na infância foi aprendido, ele pode então ser desaprendido. Basta você querer desaprendê-los e procurar outros melhores para colocar dentro de você. Daí seu crescimento sera sempre dentro do Potencial preparado para você.

Paulo Abreu – PhD
Life e Business Coach

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...