Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

Otimismo e Pessimismo

Happy UnhappyO ser humano é o único animal capaz de mudar sua biologia constantemente ao longo do dia. As células cerebrais ficam pesquisando o que a pessoa está pensando e assim o corpo vai alterando sua composição biológica e hormonal durante o dia, de acordo com o que elas são alimentadas pelo pensamento.

Tanto o otimismo quanto o pessimismo são comportamentos resultantes da química produzida em nosso cérebro a partir dos pensamentos. A matemática é muito simples: Pensamentos produzem imaginação que produz sentimentos que produz o comportamento. Portanto o comportamento é um resultado produzido quimicamente. Se os pensamentos produzidos são de felicidade, logo a pessoa irá imaginar coisas felizes tais como resultados positivos e o cérebro basedo nessa informação irá produzir os hormônios neurotransmissores que refletem essa realidade, a saber a Serotonina, a Noradrenalina, A Dopamina, a Adrenalina, dentre outros, o que irá produzir o comportamento de otimismo. Na mesma direção, se os pensamentos são de tristeza, de incapacidade, de derrota, o cérebro irá produzir imaginação no mesmo nível e com a pesquisa das células nos pensamentos o cérebro irá produzir a química relacionada a isso que se chama toxina, e uma das principais e mais comum é o cortizol que ataca o fígado, o rim e o pâncreas. Com este estado em sua corrente sanguínea a pessoa somente irá produzir o pessimismo.

Um surto de estresse produz uma grande descarga de hormônios de cortizol no organismo que produz uma grande redução até mesmo no sistema imunológico, produzindo um estado emocional negativo de desanimo, pessimismo, tristeza e até depressão. Por outro lado, a realização de um alvo, a conquista de um objetivo ou uma paixão nova eleva o nivel de produção dos hormônios neurotransmisores que carregam os neuropeptídeos fazendo com que a pessoa entre numa atmosfera de alegria, contentamento, felicidade e otimismo.

As pessoas tem que tomar muito mais cuidado com o que pensam; Principalmente quando souberem que existem 3 tipos de pensamentos que influenciam as células cerebrais a produzirem os hormônios do Otimismo ou do Pessimismo. Os 3 tipos de pensamento são: Pensamento consciente, Pensamento Inconsciente e Pensamento Coletivo. O Pensamento consciente é aquele que deliberadamente se decide pensar, que se quer pensar, enquanto que o pensamento inconsciente é aquele que do nada vem do subconsciente e começa a influenciar o pensamento consciente; O grande problema é que o pensamento inconsciente nasce do subconsciente que já está armazenado com todo o sistema de crenças e os traumas emocionais que a pessoa sofreu no passado, e esses pensamentos a pessoa não tem controle sobre eles, do nada eles aparecem e começam a influenciar o pensamento consciente. Por isso as pessoas devem procurar ajuda profissional para tratar de traumas e sistema de crenças limitantes para poder se ver Livre destes pensamentos de derrota. O terceiro tipo de pensamento que influencia o comportamento é o Coletivo, ou seja, o ambiente onde a pessoa está inserida, a saber: familia, trabalho, associação, grupo, igreja, etc. Cada ambiente gera uma atmosfera que tambem influencia o pensamento, e em consequencia o comportamento.

Assim cada pessoa irá se transformar em pessimista ou otimista dependendo da quantidade de pensamentos que ela produz a seu próprio respeito. O interessante é que a física quântica consegue medir o nível comportamental das pessoas através dos neutrinos - pequeniníssimos átomos que passam pela matéria e tem o poder de levar o estado emocional num raio de 3 4 metros de distância. O aparelho usado para medir os neutrinos é o magnometrômetro. Na sua pesquisa, a física quântica descreve que como os meutrinos passam pela matéria (o ser humano) eles tem o poder de carregar o ambiente emocional gerado pela pessoa, em outras palavras, o estado emocional de uma pessoa influencia o ambiente onde ela está inserida. Você já entrou num ambiente onde uma pessoa pessimista, negativista, irada, irritada consegue em poucos segundo influenciar o comportamento dos demais? Pois bem, esse é o poder dos neutrinos. Portanto, um pessimista tem o poder de influenciar o seu ambiente.

Sabendo disso é preciso se esforçar para transformar o ambiente de negativismo para positivismo. Muitas pessoas querem mudar mas não sabem como.

A melhor maneira de se TRANSFORMAR em uma pessoa positiva é através da mudança do pensamento ( Apóstolo Paulo nos convida a provocar uma metanóia em Romanos 12:2 e em Filipenses 4:8); Não existe remédio para isso, pode até se receitar paleativos hormonais que irão trabalhar na medida de balancear a produção química, porém quando a pessoa PENSA novamente, o cérebro irá produzir a mesma química: de alegria e otimismo ou de tristeza e pessimismo.

Em Provérbios, o sábio Salomão diz: Assim como o homem imagina em sua alma assim ele é. Isso quer dizer que a Imaginação (capacidade de criar imagens) irá produzir a química dentro de nós. Quem pensa que vai fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar. O estado emocional do pensamento é algo que deve ser vigiado constantemente por quem quer ser OTIMISTA. Ele deve ser um guardião de seus pensamentos, um guardião de suas memórias, como disse Jeremias, quero trazer à memória aquilo que me dá esperança. Portanto, no que se deve pensar é tudo o que é puro, limpo, alegre, positivo, de bom grado, que nos de honra e nos projete para frente. E lembre-se, se você ainda não esta neste nivel de vigiar seus pensamento, procure ajuda de um profissional, pois seu futuro é projetado pelos seus pensamentos.

Quer saber como será seu comportamento amanhã ? cheque seus pensamentos hoje. Quer saber como será seu Futuro? Vigie seus pensamentos hoje.

Paulo Abreu – PhD
Life e Business Coach

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...