Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

O Pulo do Gato

Mercado Competitivo

Conta a lenda que numa floresta distante, uma onça pintada andava afim de satisfazer seu apetite e comer uma carninha fresca de Coelho. Ela ficava horas e horas observando os coelhinhos saírem de suas tocas e andarem saltitando pelas matas. Ela tentou várias vezes copiar o estilo do Coelho, imitava seu jeitinho, colocava suas patinhas alinhadas como as dele e tentava saltar como ele, na tentativa de usar a própria técnica dele para vencê-lo.

Como não conseguia avanços significativos dona onça se aproximou do Coelho e iniciou ali um bate papo informal de como quem não queria nada. Foi fazendo perguntas, se relacionando, e por fim elogiou sua forma de andar e de saltar; e emendou que essa admiração era sincera, fruto de uma profunda veneração e disse ao seu Coelho que desejava ansiosamente aprender com ele sobre seus saltos e pediu algumas lições, pois a natureza não tinha sido benevolente para com ela e ela tivera nascida onça, mas que na verdade seu desejo era ter nascido coelho.

Comovido com essa estória toda, seu Coelho concorda em dar algumas lições a dona onça em caráter experimental. Passam algumas horas de treino juntos e após muitos saltos, muitos tombos, muitos desengonçados trejeitos,e muitos risos, dona onça já se sentindo mais capacitada e jé preparada para seu almoço, diz ao Coelho : - agora que você já me ensinou seus truques e suas técnicas, chegou a minha hora, vou comê-lo!

Mal terminara sua frase, deu um salto COELHAL maravilhoso sobre sua vítima e com suas garras afiadas, desceu poderosamente as patas em direção ao seu alvo, já sentindo o gostinho daquela carne fresquinha entre suas mandíbulas. Qual não foi sua surpresa quando abriu suas patas e percebeu que só havia apanhado poeira, pois o Coelho houvera dado um pulo para trás de forma espetacular. Então dona onça disse furiosa ao seu Coelho: Você me enganou, você não é um bom amigo, você não me ensinou esse truque. Foi quando seu Coelho lhe respondeu: - minha amiga, esse truque todo Coelho sabe: é o pulo do gato. É nossa forma de sobrevivência. E esse truque não podemos ensinar a ninguém.

O Pulo do Gato

Essa frase: O Pulo do gato, ficou muito conhecida no Mercado empresarial quando alguém quer dizer que aprendeu a fazer a coisa certa que até então era segredo para ela. Quem não já viu a mesma história praticada no dia a dia dos negócios? Os personagens mudam de nome, mas a estrutura é a mesma, vejamos:

  • Num Mercado competitivo, onde quem pode mais engole o que pode menos, seu funcionário aprendiz se aproxima de seu dono de um negócio próspero numa área específica, e diz para seu dono de negócio que a vida não tem sido afortunada para ele, que ele nunca aprendeu nada interessante, que ninguém nunca deu uma oportunidade a ele para mostrar seu potencial, que ele pode aprender qualquer coisa e ainda poderá ajudar em todo o tempo.
  • Quebrantado com esse apelo, seu dono de negócio próprio contrata seu funcionário aprendiz e começa a ensiná-lo o negócio, seus clientes, seus fornecedores, sua forma de entrega, suam margem de lucro, seus contatos chaves e sua forma de gerir o negócio. Quando seu funcionário aprendiz sente que já ganhou bastante espaço na empresa, que já conhece bem os clientes, já se relaciona muito com os fornecedores, tem todas as informações nas mãos, fez um backup dos arquivos do computador da empresa, e conquistou o coração de muitos, é a hora dele dar o pulo para devorar a sua vítima. Chegou a hora dele assumir a posição que sempre desejou: O Lugar de seu chefe.

O desfecho desta história poderá ter 2 finais muito distintos, a depender da posição que seu dono de empresa tomou desde o princípio:

  1. Se seu dono de empresa ensinou tudo a seu funcionário e abriu todas as informações a ele, ELE SERÁ COMIDO E DEVORADO.
  2. Se seu dono de empresa ensinou os básicos, mas guardou as informações chaves consigo, ELE SAIRÁ ILESO da arrancada e avanço de seu funcionário aprendiz.

Na vida empresarial temos muito a aprender das nossas estórias folclóricas. E tirar proveito delas. Que em 2010 Você saiba dar o pulo do gato na hora certa. E aprender a treinar seus funcionários com mais cuidado.

Paulo Abreu – PhD
Life e Business Coach

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...