Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

O Poder devastador do Estresse

O Poder Devastador Do Estresse


O cérebro humano é o órgão de sobrevivência mais sofisticado do mundo. Ele foi criado e preparado para nos defender dos perigos, e com isso ele desenvolve uma enorme complexidade de atividades para permitir que tenhamos vida longa o suficiente para transmitir à futura geração os nossos genes e perpetuar a espécie.

Questão de sobrevivência

Quando somos ameaçados, o cérebro imediatamente começa a produzir hormônios que nos impulsionam a lutar ou fugir, são as famosas adrenalinas que são jogadas na corrente sanguínea; o corpo reage a isso com palpitação cardíaca elevada, aumento das pupilas, da pressão sanguínea, o início de um suor frio que começa a escorrer e sentimos uma enorme liberação de energia. Ou lutamos ou fugimos.

Com todos esses sintomas no nosso corpo, nossos pensamentos são processados com muita rapidez e um turbilhão de informações passam pelo nosso cérebro, produzindo sentimentos de medo, agonia, perigo imediato, fracasso, derrota e, com isso, o cérebro libera outro hormônio no organismo, conhecido como cortisol; as glândulas supra-renais liberam uma enorme quantidade de cortisol nos rins, no pâncreas e na corrente sanguínea.

Assim, inicia-se um processo de estresse. E, quando esses hormônios conseguem atingir o sistema nervoso central em grande quantidade, ele começa a prejudicar o próprio cérebro.

Pesquisas recentes revelam que as memórias de situações de estresse se formam de maneira quase instantânea no cérebro e podem ser lembradas com detalhes em qualquer momento futuro de crise. Isso é o que causa os traumas emocionais.

Quando o estresse (trauma) é muito intenso e prolongado ele prejudica o aprendizado; pessoas não conseguem realizar cálculos matemáticos com eficácia, não processam a comunicação satisfatoriamente, ficam com a memória ruim, perdem a concentração, enfim perdem 50% do seu desempenho.

Com o prolongamento do estresse a pessoa desenvolve a "impotência aprendida" - trata-se da percepção de que é impossível escapar da punição a que se está sujeita. Na Segunda Guerra Mundial isso foi o ápice na vida das pessoas que foram classificadas como "presos apodrecendo"; A INCAPACIDADE DE REAGIR.

O estresse prolongado e a depressão

Um dos efeitos mais perigosos do estresse prolongado é a sua capacidade de desencadear a depressão. A depressão é um desajuste dos processos de pensamento, incluindo memória, linguagem, raciocínio quantitativo, inteligência e percepção espacial. A depressão é um estado emocional provocado a partir desses desajustes. Por isso, a maioria das pessoas deprimidas não conseguem se imaginar saindo desse estado emocional, por causa da impotência aprendida. Elas passam a achar que a tristeza é constante, os choques da vida são frequentes e que essa situação nunca irá melhorar. Mesmo que haja tratamentos que ajudem a pessoa, ela tem a percepção de que nada surte resultado. Por isso é necessário carregar a pessoa para fora desse quadro, pois por si mesma ela nunca sairá dessa prisão emocional.

Outro efeito devastador do estresse é que ele ataca ferozmente o sistema imunológico levando as pessoas à propensão de doenças em um nível jamais atingido normalmente. Ele eleva a pressão sanguínea intensificando os riscos de um AVC, de um infarto e de desenvolvimento de doenças autoimunes. O Centro de Prevenção de Doenças dos EUA relata que 80% de todos os gastos médicos do país estão relacionados ao estresse.

Os prejuízos são enormes: mais da metade dos 550 milhões de dias de trabalho perdidos todos os anos é culpa do estresse. A queda de produção também é culpa do estresse, que ultrapassa os 33 bilhões de dólares anualmente. Desencadeado pelo estresse as pessoas perdem sua criatividade e deixam de atrair lucros para suas empresas e ao contrário disso, levam suas companhias a prejuízos exorbitantes na ordem de 200 bilhões ao ano. Se pudermos dar um balanço final nessa história seria a de que o estresse está sendo a pior epidemia de todas na era moderna.

Prejuízo ainda maior é no âmbito familiar, o estresse traz uma contribuição  considerável na estatística de divórcios: mais de 50% são ocasionados por ele. Segundo pesquisas de John Gottman, professor e pesquisador de Psicologia da Universidade de Washington, a maioria dos casamentos atuais enfrenta algum tipo de estresse e, como os envolvidos não conseguem tratar o problema sozinhos (e não procuram ajuda), seus casamentos fracassam.

Insatisfeitos com a situação em que se encontram e suas vidas solitárias, eles se envolvem com outras pessoas, se casam novamente e dão continuidade a casamentos com base no mesmo estresse não tratado, ocasionando mais um casamento fracassado e sem sucesso. É um ciclo vicioso. Isso sem considerar a condição dos filhos que sofrem com o divórcio, adquirindo também um estresse advindo de diferentes motivos, como  crescer fora do lar original, ser criado por padrastos, avós ou pais solteiros, dentre outros distúrbios. Essas crianças, segundo estudos, são as mais propensas a se envolverem com drogas, álcool e relacionamentos sexuais diversos.

Como evitar esse poder devastador do estresse?

1) no âmbito pessoal - procure ajuda profissional para tratar de suas emoções, independente de seu cônjuge;

2) no âmbito conjugal - procure submeter seu casamento a um programa para casais que atue na área emocional, acompanhado de seu cônjuge;

3) no âmbito familiar - procure orientar seus filhos a terem cuidados emocionais em centros de tratamento terapêuticos. Acompanhe-os nessa jornada;

Lembre-se, a família é a base da sociedade.

4) no âmbito profissional - procure ajuda profissional que possa avaliar sua vocação e o seu trabalho. Com certeza seu trabalho está matando sua vocação.

Seu amigo e coach
Paulo Abreu

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...