Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

Máscaras que Aprendemos na Vida

O que são Máscaras?

Máscaras são artifícios usados para não mostrar a face.

Para que as Máscaras são usadas?

Os propósitos de uso de máscaras são: Segurança e Proteção.

  • Segurança - para não contrair ou difundir doenças e ou acidentes. São usadas por profissionais:
    1. Da saúde – médicos, enfermeiros, cirurgiões, dentistas, etc.
    2. Da Construção – Serralheiros, soldadores, pintores, etc.
  • Proteção – não deixar a verdadeira identidade à mostra. São usadas por profissionais:
    1. Do roubo – ladrões, assaltantes, raptores, sequestradores, etc.

O Que São as Máscaras Emocionais?

Mascaras Emocionais

São disfarces de Personalidade que são aprendidos na vida, desde o nascimento, e são utilizados com o intuito de não se mostrar verdadeiramente e de guardar sua identidade em segredo. Também conhecido como dupla personalidade, ou duas caras.

Todas as crianças nascem livres e naturalmente alegres. Não conhecem a culpa. Com o desenrolar da infância, algumas atitudes dos pais ou de outras pessoas que compõem o ambiente familiar dessa criança, irão despertar nela, em determinado momento, emoções que causam sofrimento. Ao ver-se não aceita como é, e procurando reduzir a dor da não aceitação, a criança resigna-se e acaba por criar-se uma personalidade, para poder sobreviver, para ser o que os outros querem que ela seja. Passa então a usar uma máscara de personalidade para proteger sua identidade.

Em nossas experiências de vida, já todos sentimos emoções de rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça. Quando vivemos um acontecimento que não satisfaz as nossas expectativas, sentimos emoções, que nos causam sofrimento (enquadradas nas classificações acima). Todas as pessoas têm estas reações emocionais dentro de si, mas em cada indivíduo existirá uma reação emocional predominante. A mais forte. A que está fazendo a pessoa FICAR doente.

Como É Que Sabemos Que Temos Essas Feridas Emocionais Por Curar?

Simplesmente, porque todos os dias sentimos os seus efeitos, através do sofrimento emocional. Isso acontece, cada vez que alguém nos diz algo que achamos desagradável e quando as nossas expectativas são frustradas ou não satisfeitas.

Imagine por exemplo, que combina receber um telefonema de alguém que considera importante e que essa pessoa não lhe telefona. Que emoção sente? Seguramente estará entre as cinco acima já mencionadas. Cada vez que isso acontece, o sofrimento manifesta-se e nós usamos as mesmas máscaras para nos defendermos.

As Máscaras Mais Comuns:

Homem de Ferro – ( a máscara da Rejeição)
Garoto rejeitado pelos pais, passa a vida na tentativa de impressioná-los, de solicitar algum tipo de aprovação paterna. Desenvolve uma ansiedade terrível em seus relacionamentos. Se torna solitário, vive trancado num laboratório para tentar fugir da REJEIÇÃO, porém a ostra emocional que deveria protegê-lo, na realidade, o isolava. Ao invés de manter a dor do lado de fora, ela mantinha a dor confinada do lado dentro. Transforma-se num alcoólatra.

Homem Aranha – ( a máscara do Abandono)
Órfão quando pequeno, garoto vai morar junto com seus tios. Devido ao abandono, o menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. É Desajeitado com as garotas e não tem muitos amigos. Com baixa auto estima sempre procura por trabalhos que irão reprimi-los. Seu chefe está sempre o oprimindo e explorando. Vê seu tio ser morto e se sente culpado pela morte de seu tio. Por causa da culpa não consegue estabelecer relacionamentos reais e verdadeiros. Decide viver sozinho, alimentando sua solidão e aumentando o vazio do abandono em seu coração.

Zorro – ( a máscara da Humilhação)
Regressando da Europa Após longo período de educação, o jovem Diego chega à Califórnia; Com seus atuais gestos de cavalheirismo aprendidos com os franceses ele é humilhado pelos amigos de seu Pai, pelos empregados da fazenda e até mesmo pelo próprio Pai. Com isto, aproveita para incorporar o papel de uma pessoa indefesa e covarde com o propósito de defender os "fracos e oprimidos" contra a opressão dos espanhóis colonizadores e de seu exército; Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo. Passa a viver 2 personalidades, um fraco como pessoa e um forte com sua máscara.

Batman – (a máscara da Injustiça)
Garoto sofre um trauma na infância quando num assalto vê seus Pais sendo assassinados em sua frente; passa a viver com medos, entocado em sua mansão e paparicado pelo mordomo, o garoto passa a ODIAR todo e qualquer ato de injustiça; Passa a se sentir JUSTICEIRO, querendo fazer justiça com as próprias mãos; com esse senso de justiça ele passa a ter sentimentos de querer controlar a vida dos outros (ser deus); Por causa disso se isola da sociedade para não se relacionar com ninguém para não deixar de fazer a justiça; é melhor não ser amigo quando se julga e tem que eliminar de seu convívio. VIVE SOLITÁRIO e INFELIZ.

Darkman – ( a máscara da Traição)
Um cientista tem seu laboratório destruído com uma explosão ocasionada por uma gangue interessada em seus inventos. Traído, injustiçado, ferido e entregue a morte, esse homem se refugia nos esgotos da cidade, convive com ratos, se enrola em trapos para não ver seu rosto desfigurado pela queimadura e vive alimentando todo e qualquer sentimento de VINGANÇA, JUSTIÇA e PUNIÇÃO. Vive isolado, AMARGO em seus sentimentos, e não consegue dar vazão ao sentimento de AMOR que nutria pela sua namorada. SE ESCONDE atrás de sua máscara para poder vê-la de longe e tentar apreciar sua beleza. Sofre com a solidão mas se alimenta do ódio.

Todos os personagens, heróis de histórias em quadrinhos, personagens fictícios, foram criados por pessoas que tinham praticamente a mesma identidade.
Percebemos que:

  1. Todos para se sentirem fortes e corajosos precisavam usar sua máscara;
  2. Todos com seus disfarces se escondiam de seus Problemas Emocionais e não queriam mexer nisso para serem curados;
  3. Os mascarados são pessoas Infelizes, Sozinhas, Solitárias e Tristes;
  4. AS MÁSCARAS NÃO NOS DEIXAM MOSTRAR QUEM SOMOS DE FATO;
  5. AS MÁSCARAS NÃO NOS PERMITE SER FELIZ;
  6. AS MÁSCARAS NÃO NOS PERMITE ACHEGAR A DEUS.

O que fazer para se Livrar dessas Máscaras que nos Aprisionam?

Não há uma mágica simples, mas um ato de bravura da parte de quem quer, pois é preciso entrar dentro de si mesmo, para enxergar quando essa máscara começou a fazer parte de nossa vida, e isso é um processo de Cura Emocional.

É preciso ajuda para se enfrentar os maiores sentimentos que, alimentados durante muitos anos, cresceram e hoje se parecem gigantes invencíveis; E quando sozinhos tentamos enfrentá-los, eles se levantam e mostram toda sua força. A propósito, o medo tem essa característica: de dar mais força ao nosso adversário. Por isso a ajuda de alguém é algo que não se pode abrir mão.

Na Abreu & Associates Coaching Institute, temos tido a oportunidade de ajudar muita gente através de nossos programas de Life Coaching e de nossos treinamentos de desenvolvimento humano, do Curso de Inteligência Emocional, do Curso Desenvolvendo um EU melhor, e do Autocoahing.

Quem Quer pode abrir mão de usar sua máscara, de viver a VIDA FENOMENAL a que tem direito, de ser livre de todo e qualquer sentimento ou trauma do passado. Existe Cura para aquele que busca, existe solução para aquele que deseja, Basta querer e ir atrás.

Se esse é seu caso, seja bem vindo ao seu tempo de cura, pois os melhores dias de sua ainda serão vividos para que seu propósito possa ser atingido nesta vida.

Grande abraço de seu amigo e Coach Paulo Abreu.

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...