Minha Conta | Ver Carrinho | Finalizar Compra


954-245-7776
Info@abreucoachinginstitute.com

Ciumes, Como Controlar?

CiumesO ciúme é um sentimento interessante; já diziam os mais velhos que um pouquinho de ciúme é até entendível para resguardar a relação como uma espécie de zelo (antigamente se pensava que o ciúme era um sentimento positivo), mas o ciúme em excesso é altamente prejudicial. O ciúme é um desejo de posse e controle sobre o outro que torna a relação doentia. Faz mal tanto para quem sente o ciúme (agente), para quem se sente o ciúme (objeto do ciúme) e para quem de quem se sente o ciúme (terceira pessoa na relação);

Quem sente o ciúme do seu conjuge irá iniciar uma marcação cerrada frente aos seus relacionamentos, horario de trabalho, colegas do sexo oposto no ambiente de trabalho, saídas do conjuge com amigos, com familiares, etc. Se o nivel do ciúme for aumentando, o (a) enciumado (a) se verá no direito de checar as roupas, os pertences pessoais como agendas, telefones, computadores, emais, sites sociais, para se certificar que seu conjuge não o está traindo e nem pensando na possibilidade de deixa-lo (a); Essa é causa principal do ciúme, o sentimento de perda.

O que o enciumado não sabe, é que quanto mais ele cobra do seu parceiro uma atitude de fidelidade, quanto mais ele desconfia e procura "chifre na cabeça de cavalo", vasculhando seus pertences a procura de evidencias de ciúme, mais o enciumado estará EMPURRANDO seu conjuge para relação fora do matrimônio. Esse é o poder da comunicação do inconsciente. Quem comunica ao seu conjuge que o está traindo, na verdade, inconscientemente está pedindo para ser traído para confirmar suas suspeitas de ciúme. E mais cedo ou mais tarde, o conjuge pressionado por tanta desconfiança irá mesmo provocar uma situação de traição - mesmo que este não o queira.

Normalmente o ciúme é fruto de uma insegurança pessoal. Inconscientemente a pesssoa se sente tão insegura que começa a transferir seus medos para seu companheiro, imaginando coisas a respeito da relação. O interessante é que na maioria das vezes essas imaginações não fazem sentido algum para o objeto do ciúme ( a pessoa de quem se sente o ciúme), pois o agente do ciúme ( a pessoa que o sente) está transferindo imagens de seu mundo fantasiado para o mundo real, e a mente humana não sabe distinguir a diferença entre a fantasia e o real, e desta maneira como a pessoa imagina e fantasia, seus medos se tornam reais.

É comum o caso de casais passaram pelo dissabor de uma traição, de um adultério (até mesmo virtual) pelo simples fato desta cobrança e perseguição emocional doentia. E este fato depois de consumado pode gerar grandes e desastrosas consequencias, desde a separação, divórcio ou até mesmo crimes passionais; deixando filhos órfãos, abandonados e desprotegidos numa sociedade má e corrupta.

Como se inicia o processo mental do ciúme? o ciúme inicia nos pensamentos de insegurança, mesclados com a auto estima negativa , ele logo vira imagens que darão lugares aos sentimentos, que irão produzir os comportamentos; Desta maneira, a pessoa ciumenta CRIA um MUNDO de sua fantasia e começa a sofrer destes sentimentos. O que se não for tratado logo pode se transformar em obsessão e paranóia. É preciso tratar este sentimento logo no inicio para que os comportamentos sejam sadios e seguros para se manter a relação, e assim evitar danos e acidentes.

É importante notar que para se livrar do ciúme é preciso iniciar um processo de TRANSFORMAÇÃO MENTAL, em outras palavras, provocar uma metanóia, que é uma mudança radical de mente e de pensamentos. Provavelmente será necessário identificar as crenças que estão por trás deste sentimento. Com certeza muitas crenças de que não sou bom o suficiente, não sou bonito (a) o suficiente, não sou capaz de ser feliz, etc. podem estar impulsionando estes pensamentos a produzirem o sentimento do ciúme. É necessário identificar de onde vêm estes pensamentos para poder sair fora deles. Outra coisa interessante no processo é tambem iniciar um trabalho paralelo na auto estima para elevar o valor pessoal.

Paulo Abreu – PhD
Life e Business Coach

CMVF - Produtos em Destaque

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos.

Ie1

Inteligência Emocional
8 DVDs+Apostila
de $390 por $240

Cresc 1

Crescimento Emocional
8 CDs
de $120 por $90

Crencas 1

Sistemas de Crenças
4 CDs
de $60 por $50

Aprenda como você pode adquirir melhores resultados e alcançar seus objetivos de uma maneira simples e eficaz.

Veja todos os produtos

Fotos de Cursos e Eventos

Depoimentos sobre Cursos

Valsinéia Araujo
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 27 de Abril de 2011
Para mim o Curso de Inteligencia Emocional me ajudou a treinar minhas emoções. Aprendi a tirar o gerundio do meu vocabulário...

Hayanne Fernandes 
Boca Raton, Florida - Data da Publicação: 24 novembro 2010
O curso de inteligencia emocional, foi muito mais que um curso, pois curso, seria aquilo que eu chamo de uma aula intensa...